quarta-feira, 14 de abril de 2010

Por que Orgânicos?

O primeiro post. vai ser retirado do proprio site da empresa, que mostra a importancia do consumo dos orgânicos.
 
http://www.dr-organico.com.br/
 
"Os produtos orgânicos são a melhor forma de nos protegermos da exposição às toxinas encontradas nas práticas agrícolas convencionais. Os efeitos causados pela exposição a esses pesticidas, solventes e metais pesados, podem incluir alergias, malformações congênitas, câncer e distúrbios psicológicos.

Os danos causados pela ingestão desses contaminantes químicos são cumulativos e as crianças são mais vulneráveis ainda. Em dois Estudos distintos, O Conselho de Defesa de Recursos Naturais (E.U.A. – 1989) e o Grupo de Trabalho do Meio Ambiente(E.U.A. – 1998) concluíram que milhões de crianças americanas são expostas através da alimentação a níveis de pesticidas acima dos limites considerados seguros. Alguns desses produtos são reconhecidamente tóxicos para o cérebro em desenvolvimento.


Os pesquisadores também sugerem que os efeitos cancerígenos desses pesticidas são mais pronunciados em crianças e adolescentes, já que o corpo humano é mais sensível ao impacto dessas substâncias nocivas durante períodos de rápido crescimento.


Relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgado em abril de 2008 documentou níveis alarmantes de agrotóxicos, incluindo substâncias já proibidas, em diversas frutas e vegetais cultivados no Brasil. (1) 


Mas isso não é tudo. Os cientistas estão agora comprovando que os alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os alimentos cultivados de forma convencional. (2,3,4) Uma revisão de 41 estudos, comparando os valores nutricionais de frutas, vegetais e grãos cultivados organicamente com os cultivados de forma convencional, demonstrou que os orgânicos possuem em média:

27% mais vitaminas C
21,1% mais ferro
29,3% mais magnésio
13,6% mais fósforo

(1) http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u394971.shtml
(2)
Effect of Agricultural Methods on Nutritional Quality: a Comparison of Organic With Conventional Crops. Altern Ther Health Med. 1998;4(1):58-69.
(3)
Unauthored. Quality of Organic Versus Conventional Fruits, Vegetables, and Grains. J Altern Complement Med. 2001;7(2):161-73.
(4)
Worthington V. Analyzing Data to Compare Nutrients in Conventional Versus Organic Crops. J Altern Complement Med. 2002;8(5):529-32."

Nenhum comentário:

Postar um comentário